Qual tem sido a sua prioridade?


Nesses dias eu estava meditando na Palavra, daí Deus tocou em meu coração para ler 1 Samuel 1. Ali eu pude ler a história de Ana. Quem nunca ouviu falar de Ana? Aquela mulher sofrida, mas com um coração temente à Deus. Eu sei que muitos já conhecem a história, então vou apenas resumir só para você se lembrar.

Ana era casada com um homem chamado Elcana. Ele tinha duas mulheres (Lembrando que isto era cultura da época, imposta por homens e não por Deus. Se assim fosse, Deus não faria uma Eva e sim várias para Adão, né?! rs'). Mas voltando à nossa história...

O Elcana também era casado com a Penina e esta vivia infortunando a Ana por ela ser estéril e não poder ter filhos. Penina tinha vários filhos e com isso humilhava Ana. O maior sonho de Ana era ser mãe, este era o seu maior desejo. Mas enquanto não o alcançava vivia triste, arrasada, magoada, não comia. E a irritação de Penina só comprometia este fato. Até que seu marido se aproximou dela e disse:  "Ana, por que você está chorando? Por que não come? Por que está triste? Será que eu não sou melhor para você do que dez filhos? " {1 Samuel 1:8 NVI}

Algo me despertou nesta Palavra, falou profundamente ao meu coração. Eu senti que em vez do Elcana Deus estava falando comigo. Muitas vezes andamos tristes, chorando, até perdemos o apetite. Daí Deus olha para nós e nos pergunta: "Ei querida, por que você está assim? Por que está tão triste? Será que para você eu não sou melhor do que o que você tem desejado?"
Elcana disse aquilo porque naquele momento Ana estava tendo outras prioridades. O seu desejo tinha tomado conta dela, ela não via mais outra coisa a não ser um filho que ela tanto almejava. Esta prioridade se tornou tão grande que ela acabou se esquecendo do seu marido, não enxergava mais o amor dele por ela, ela se esqueceu de que ele estava ao lado dela. Muitas vezes quando deixamos que nossos objetivos e desejos nos domine acabamos nos esquecendo de quem deve ser a nossa maior prioridade, Deus. Esquecemos do amor dEle, do cuidado dEle, esquecemos que Ele se importa com nossos sonhos. E esta falha resulta no que Ana estava passando. Vivia triste, aborrecida, desolada, desamparada, incompleta, insatisfeita... infeliz.
Mas isto porque ela havia colocado os seus sonhos acima de Deus. E sem Deus na frente ela não conseguiria realizá-los!

Deus deve sim estar acima de seus sonhos, pois os seus sonhos dependem dEle para se realizarem E se Deus não estiver acima, me diz como Ele poderá fazer o milagre na tua vida?

Eu confesso que custei para entender o porquê de Deus ter cerrado a madre de Ana (1Samuel 1:5). Eu primeiramente pensei - aaaaah Deus é tão mau assim? Como Ele pôde fazer isso com a coitadinha da Ana? Talvez você tenha o mesmo pensamento que eu neste momento - Deus tem sido tão mau comigo, por quê Ele não me dá um namorado? Um emprego? Um cargo melhor na igreja? Ele não abençoa a todos? O que eu faço de errado? 
Na verdade querida, você não tem noção do quanto Ele quer te dar todas estas coisas. Ele queria muito, muito, muito mesmo abençoar Ana com um filho, afinal, filho é herança do Senhor. Mas Ana reverteu sua prioridade, prioridade esta que se tornou um empecilho para que o milagre de Deus não pudesse se completo na vida de Ana.

Talvez naquele momento ali Ana queria um filho só para mostrar à Penina que ela era capaz. Para fazer inveja nela. Ou para fazê-la reconhecida. Quantas vezes vemos o caso de pessoas que se sentem um 'nada' só por não possuírem aquele celular? Quantas vezes você se sentiu um 'nada' só porque sabe que todas as suas amigas estão namorando e você esta aí "esperando"?! Talvez você queira tanto esta benção, mas só para mostrar para suas amigas que você não está por baixo. Já perguntei no título, mas pergunto outra vez: Qual tem sido sua prioridade?

Ei "Aninhas", ei princesinhas. Deus quer tanto nos abençoar. Sabe... aquele namorado lindo ungido que te aproxime dEle, aquele emprego que Ele sabe que você precisa, o cargo na igreja que você tanto sonhou. Mas entenda, Deus fica impossibilitado de fazer o milagre se Ele estiver em segundo plano na tua vida! Jesus disse: "Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. " {João 16:12} Como você poderá suportar essas coisas se Ele ainda não é o centro da tua vida? Faça dEle sua prioridade, acredite nos seus sonhos sim, mas deposite-os nas mãos de Deus!
Lá em 2Pedro 3:9 diz assim: "O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento." 

Ana no começo não entendeu. Mas depois, a Bíblia conta, que ela se derramou diante de Deus. Colocou Ele acima de tudo. E Deus a abençoou. Mas antes houve um derramamento de espírito, houve um arrependimento. E nesse derramamento ela se encheu tanto do Espírito Santo, da certeza, da fé, da confiança que o sacerdote achou que ela estava bêbada, embriagada.

Minha querida quando você se encher do Espírito, quando colocar Deus acima de tudo e ter aquela fé, aquela certeza de que está no caminho certo. As pessoas vão te achar louca:

-"Como assim? Você está feliz quando na realidade todas as suas amigas estão namorando e você aí sozinha?"
-"Você está loucaaa, você ainda é virgem aos 20 anos?"
-"Como pode sorrir, quando na verdade você ainda não tem o que queria?!"

Daí você diz: Estas coisas são consequências. Porque a coisa mais importante, o principal, a prioridade da minha vida eu já tenho, que é Deus em primeiro lugar. O resto é apenas consequências do meu relacionamento com Ele. 

Esses são os primeiros aspectos de que você está na direção certa. E só para fechar com chave de ouro:
"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. {Mateus 6:33}"

Ele diz TODAS ESSAS COISAS LHES SERÃO ACRESCENTADAS! Confie querida.. Ele é fiel!

Comentários

Postagens mais visitadas