Para ser feliz você só precisa de três coisas: sabedoria, esperança e confiança



Ultimamente, tenho tido a oportunidade de refletir sobre muitas coisas. A principal é sobre a minha vida e o meu futuro. A fase dos vinte e poucos chegou rapidamente, o tempo voou num piscar de olhos. Do nada, você começa a resolver as coisas sozinha, ir ao médico, dentista, fazer planos disso, comprar aquilo, economizar aqui, investir lá... Meu Deus, quanta responsabilidade! Juntamente com a responsabilidade, vieram dilemas que nos testam no caminho. Sair da fase de aborrescente e virar um adulto não acontece do dia para noite, é um processo, muitas vezes doloroso e coberto de crises: de ansiedade e existenciais. É uma fase que precisa ser vivida com muita calma na alma (por demais). Digamos que, de todas as decisões que definirão sua vida, 99,9% serão tomadas nessa fase. Ok, não precisa se assustar! Pensando nessa situação de calamidade pública, refleti sobre três coisas que podem fazer a diferença na nossa caminhada nessa fase: sabedoria, esperança e confiança.

A sabedoria é uma das maiores virtudes que há na vida de uma pessoa. Sempre que penso em alguém sábio, eu me lembro do Salomão e seus ensinamentos. Mas, tente se lembrar que essa sabedoria que estamos falando não é uma sabedoria qualquer - infeliz é quem é sábio aos seus próprios olhos (Provérbios 3:7). A sabedoria da qual Salomão teve parte é a que provém de Deus. É ela que gera a capacidade de refletir seus atos e agir com paz no coração. Essa sabedoria precisa ter um peso em suas decisões, ser sua aliada para te direcionar por um caminho mais seguro e te livrar de certas decepções, as quais são frutos gerados por tomadas de decisões tolas.

"Ao homem que o agrada, Deus dá sabedoria, conhecimento e felicidade." Eclesiastes 2:26a

"A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui." Eclesiastes 7:12

"Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida." Tiago 1:5

Outro item, e não menos importante, é a esperança. É impossível falar de esperança sem falar de espera. Alguns esperam ser felizes, outros esperam um bom emprego, um bom casamento, um bom futuro; alguns esperam ter uma maior comunhão com Deus, outros esperam a conversão daquela pessoa que anda tão distante de Deus. No final das contas, todos nós esperamos algo bom da vida. A questão é: essa esperança que você tanto diz que tem é realmente verdadeira? Quando eu imagino uma pessoa esperançosa, logo vem à mente uma pessoa positiva, alegre e cheia de fé. Para mim, esperança é isto: ser a positividade em pessoa, sim, daquelas que fazem a nuvem pessimista sumir num estalo de dedo. É jorrar alegria e não dar nenhum espaço para o desânimo. E, o mais importante, ter muita fé em Deus. A esperança só funciona bem se for depositada no lugar certo: em Deus.

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro." Jeremias 29:11

"Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus." Salmos 146:5

"Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo." Romanos 15:13 

Ao final, temos a confiança. Essa é a que faz meu coração pulsar mais forte, pois, para mim, uma das coisas mais lindas que existem é ter um coração cheio de esperança e confiança em Deus. Quando eu digo que confio em Deus, não deve ser algo da boca para fora. Não vale dizer "Eu confio que Deus vai fazer grandes coisas", mas lá no fundo duvidar. Não, queridos, isso não é confiar. Confiar é algo forte, imponente... é como fechar os olhos e deixar ser conduzido. É viver cada dia sem saber o que o amanhã espera, mas ainda sim ter a certeza de que a mão de Deus já está lá. Confiar vai além de uma simples oração, é colocá-la em prática no seu dia a dia. É renunciar quando for preciso, é descansar o coração tendo a certeza de que Deus está cuidando de tudo.

"Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá." 1 João 5:14

"Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." Provérbios 3:5-6

"Estou convencido [convicto, confiante] de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus." Filipenses 1:6

Claudiane Almeida

Postagens mais visitadas